A espasticidade é a responsável por grande parte das manifestações músculo esqueléticas e deformidades na paralisia cerebral. seu controle representa um ponto crucial no tratamento ortopédico. A rizotomia seletiva dorsal é um procedimento cirúrgico realizado nas raizes nervosas que saem da medula a nível lombar, com a finalidade de diminuir a espasticidade dos membros inferiores. A cirurgia para rizotomia é realizada por neurocirurgião com experiência no procedimento.
Os melhores candidatos para a rizotomia na paralisia cerebral:
- 3 a 8 anos de idade.
- Tipo espástico diplégico.
- Sem grandes deformidades ortopédicas.
- Com bom potencial para marcha.
- Peso corporal adequado.
- Antes da cirurgia os pacientes devem realizar avaliação ortopédica e fisioterapêutica completa, com mensuração e classificação pormenorizada funcional, de força, arco de movimento e diagnóstico de deformidades.
PÓS-OPERATÓRIO E RESULTADOS DA RIZOTOMIA SELETIVA DORSAL
Melhoras funcionais e na mobilidade duradouras ocorrem na grande maioria dos casos.
Além disso, se o procedimento for feito precocemente, com o controle da espasticidade menor será a chance do aparecimento de deformidades músculo-esqueléticas.
Após a cirurgia é necessário um período de fisioterapia específica e escalonada. Cerca de 50% dos pacientes ainda necessitarão de cirurgias ortopédicas após a rizotomia, para tratamento de deformidades.