Facebook



 

TRATAMENTO DE ESPASTICIDADE NA PARALISIA CEREBRAL


A paralisia cerebral é um conjunto de alterações de origem neurológica, decorrentes de uma lesão no sistema nervoso central imaturo. Estas alterações são principalmente motoras, de coordenação e equilíbrio, mas podem incluir dificuldades visuais, auditivas, convulsões, atraso intelectual, etc. O nível de comprometimento pode variar muito entre uma criança e outra. Frequentemente encontra-se espasticidade muscular, que é um “enrijecimento” dos músculos, que dificulta o movimento e o posicionamento da criança, podendo gerar deformidades nos músculos e ossos.


O TRATAMENTO DA ESPASTICIDADE

As primeiras estratégias de tratamento na paralisia cerebral, com as diversas terapias, uso de órteses e dispositivos de posicionamento geralmente controlam a espasticidade nos primeiros dois anos de vida. A espasticidade muscular deve ser tratada utilizando outros meios quando estiver dificultando as atividades da vida diária, o uso de órteses ou o processo de reabilitação.  É importante reconhecer que nem toda a espasticidade precisa ser tratada.


CONSEQUÊNCIAS DA ESPASTICIDADE NO SISTEMA MÚSCULO-ESQUELÉTICO

A presença de espasticidade muscular prejudica o seu crescimento normal  em comprimento, Os encurtamentos musculares são, a princípio, dinâmicos, ou seja somente são notados quando o músculo está em atividade, por exemplo no caminhar, não existindo limitação da mobilidade das articulações quando em repouso. Com o passar do tempo, entretanto, a manutenção da espasticidade muscular sem tratamento, leva a um maior encurtamento muscular, agora já com deformidades fixas, limitações da mobilidade articular também quando o músculo está inativo. Quando esta situação é mantida sem tratamento, deformidades ósseas e articulares aparecem.

MÉTODOS DE TRATAMENTO DA ESPASTICIDADE

GERAIS, REVERSÍVEIS : Medicações orais, implantação cirúrgica de bomba para liberação de baclofen intratecal

FOCAIS, REVERSÍVEIS : Aplicação intra muscular de toxina botulínica tipo A

FOCAIS IRREVERSÍVEIS :Cirurgias ortopédicas

GERAIS, IRREVERSÍVEIS : Rizotomia seletiva posterior (corte cirúrgico de alguns nervos na coluna)

 

 

Caxias do Sul - RS | Centro Médico Medianeira | Rua Gal Arcy da Rocha Nóbrega, 401 sala 601 | Jardim Margarida | Fone/Fax 54.3228.6393
Porto Alegre- RS | Mãe de Deus Center Carlos Gomes | Rua Soledade, 549 - Torre Beta, sala 1208 | Três Figueiras | Fone 51.3378.9917 | Fax 54.3332.4045