bootstrap modal form

A neuro-ortopedia é uma subespecialidade relativamente nova na sua forma individual, que cuida de pacientes que desenvolvem problemas ortopédicos secundários a doenças do sistema nervoso central (cérebro, medula espinhal) ou periférico (nervos) ou ainda provenientes de doenças musculares.

Sempre em busca de atualizações para tratamento na área, em 2009 foi criado o Instituto de Neuro-Ortopedia, que nasceu da indicação de melhorar a avaliação e a reabilitação de pacientes portadores de doenças neuro-ortopédicas.

Um moderno local foi desenvolvido, voltado para um atendimento individualizado de pacientes, pais, cuidadores e terapeutas, com técnicas de avaliação e tratamento que seguem as linhas científicas mais atuais, utilizando protocolos específicos consagrados. As avaliações são seguidas de relatório completo, elaborado pela equipe. Destacam-se a análise visual da marcha e a Avaliação da extremidade superior em crianças do Hospital Shriners (SHUEE).

O treinamento de marcha em esteira com descarga parcial de peso representa um diferencial do Instituto de Neuro-Ortopedia, com seus inúmeros benefícios na aquisição de habilidades motoras, melhora do equilíbrio, fortalecimento muscular e ósseo.

A terapia por contensão induzida modificada, também é realizada no Instituto, visando melhora da capacidade funcional do membro superior em pacientes com paralisia cerebral espástica hemiplégica.

PRINCIPAIS PATOLOGIAS 

- Paralisia cerebral
- Mielomeningocele
- Doenças neuromusculares (distrofias, amiotrofias, entre outras)
- Trauma raquimedular
- Trauma craniano
- Lesões encefálicas adquiridas (pós trauma, acidentes vasculares, entre outras)
- Síndrome de Down
- Atrasos no desenvolvimento neuro-moto

SERVIÇOS REALIZADOS 


- Avaliação, orientação e tratamento para pacientes com sequelas de acidentes vasculares encefálicos.
- Avaliação ortopédica/ fisioterapêutica: avaliação do desempenho musculo-esquelético e funcional, realizada pela ortopedista e fisioterapeuta respectivamente.
- Treino de marcha em esteira com descarga parcial de peso.
- Consultorias em programas de reabilitação.
- Tratamento fisioterapêutico.
- Análise visual de marcha : a partir da filmagem do indivíduo andando em diferentes ângulos, é elaborado um relatório detalhado sobre as características da marcha, para pais, terapeutas e médico assistente.
- Avaliação fisioterapêutica funcional do membro superior: realizada a partir de avaliação e filmagem de atividades funcionais relacionadas em protocolos específicos e seguida de análise criteriosa. É indicada para auxiliar na definição de condutas terapêuticas.
- Adequação postural em cadeira de rodas e prescrição de parapodium.
- Avaliação e orientações para bebês de risco: orientação de manuseios do dia -a-dia com bebês que apresentaram alguma intercorrência pré-natal ou pós-natal visando estimular o desenvolvimento neuropsicomotor e prevenir deformidades.
- Avaliação e reabilitação pulmonar nas distrofias musculares visando auxiliar o tratamento da disfunção respiratória característica.
- Orientação para uso de órteses (equipamentos para otimizar o posicionamento e prevenir deformidades no sistema músculo-esquelético).
- Avaliação e orientação de protocolo de exercícios após aplicação de toxina botulínica na paralisia cerebral.
- Teste de força muscular: utilizado para acompanhar objetivamente a evolução neuromotora assim como direcionar o tratamento de reabilitação específico.
- GMFM (Gross motor functional measure): avaliação da função motora grossa através da realização de testes específicos, visando mensurar a função motora e definir estratégias de tratamento.
- Orientação para pais e cuidadores : orientação de posicionamento, atividades de vida diária e programa de exercícios específicos a serem realizados em casa.
- Terapia por contensão induzida modificada.

Rua Gal. Arcy da Rocha Nóbrega, 401/304 -Caxias do Sul - RS - cep: 95040-000 
(54) 3228 6393
Mobirise

© Copyright 2017 Dra. Ana Paula Tedesco - Todos os direitos reservados.